quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Atitudes de Cristo em uma tempestade

Atitudes de Cristo em uma tempestade
Mateus 14: 12-33

Todos nós passamos por grandes tempestades na vida. As tempestades nos apanham de surpresa. Os discípulos de Jesus entraram no barco por ordem de Jesus. E mesmo obedecendo a Jesus eles foram colhidos por uma tempestade assoladora. Durante toda uma noite eles remaram, mas o barco estava no centro do perigo, ameaçado de naufragar. E no momento mais angustiante, quando as esperanças estavam se esvaindo, as forças exauridas, acabadas, Jesus apareceu para encontrar-se com eles.Jesus sempre vem ao nosso encontro na hora da nossa  tempestade.  Quando as nossas   forças parecem estar  minadas,  a nossa esperança esgotada,  quando a noite está mais  escura e mais trevosa.  Nesta hora Jesus aparece para nos socorrer.  Ele vem ao nosso encontro.  Ainda que na quarta vigília da noite. Na hora mais escura, mais tenebrosa – quando o problema nos encurrala, quando as aflições nos cercam,  quando a doença chega,  quando o desespero ao nosso derredor grita, tentando nos sufocar e nos afundar. Nesta hora Jesus vem ao nosso encontro. E o que ele vem fazer? Em primeiro lugar, Ele vem para acalmar o nosso próprio coração. Jesus disse para os discípulos: “tende bom ânimo, Sou Eu. Não tenham medo”. É interessante ver que antes de acalmar o mar, Jesus acalmou os discípulos.  Porque a  tempestade que estava dentro deles era maior do que a tempestade   que   estava   fora   deles.   Isto   significa   que,   às   vezes,   o   nosso   problema   não   é   a circunstância,   é o nosso  sentimento.  Às   vezes  o maior  problema  que  enfrentamos  não  são as circunstâncias que nos cercam,  mas o sentimento que nutrimos na alma. Não adianta acalmar o mar, sem acalmar o coração. Não adianta acalmar as circunstâncias sem acalmar os sentimentos. Então   quando   Jesus   vem  ao   nosso   encontro,   ele   vem  primeiro   para   acalmar,   apaziguar   a tempestade do seu coração, Ele vem para sossegar o vendaval de temores que assola o seu peito e que é maior que as ondas tempestuosas que estão do lado de fora de nós varrendo o barquinho da nossa existência.Mas em segundo  lugar,  diz a Palavra que quando Jesus vem nos socorrer nas tempestades da vida, Ele vem para nos mostrar que Ele é Soberano. Diz a Bíblia que quando Jesus foi salvar os discípulos Ele veio andando sobre o mar. E isso tem duas lições para nós: Primeira lição é que o livro de Naum nos informa que “Deus faz o seu caminho na tormenta, na tempestade” (Na1:3). Sabe o que significa  isso? Que muitas vezes o problema que você está vivendo é o caminho de acesso  que  Jesus   encontra   para   chegar   na   sua   vida.  Muitas   vezes  Deus   entra   pela   porta   do sofrimento na nossa própria vida. ele faz o seu caminho na tormenta. A segunda lição: é que o mar, as ondas, o mar revolto era exatamente aquilo que conspirava contra os discípulos,  ameaçava e metia medo nos discípulos. E quando Jesus vem andando sobre o mar ele está dizendo o seguinte: “aquilo que aflige vocês,  aquilo que ameaça vocês,  aquilo que mete medo em vocês,  aquilo que conspira contra vocês, está literalmente debaixo dos meus pés. Eu tenho total controle e domínio sobre aquilo que aflige, intriga, ameaça vocês”.De modo que quando Jesus vem ao seu encontro nas tempestades, Ele vem para lhe dizer que todos os ventos tempestuosos, que todas as ondas devastadoras que conspiram contra a nossa vida estão debaixo dos seus pés.  Ele vem para nos mostrar que o seu problema,  aquilo que ameaça você, aquilo que você não consegue resolver, aquilo que você já lutou, se esforçou, já suou a camisa, e com  toda   determinação   não   conseguiu   resolver...,   todos   esses   vendavais   de   problemas   estão debaixo do controle soberano de Deus. Eu não sei qual é o problema que aflige a sua alma nesta hora, mas uma coisa eu lhe posso garantir que Jesus sabe que problema é esse e Ele é maior que esse problema. E que este problema está debaixo dos pés de Jesus Cristo.Em terceiro lugar, o que Jesus vem fazer, quando Ele vem nos socorrer nas tempestades da vida? Ele vem para levantar o caído. Pedro vendo Jesus, num arroubo de entusiasmo, pede para ir até Ele andando por sobre as águas. E de um salto, pula do barco e anda sobre as águas, mas tendo medo afundou. Mas diz o texto que neste momento de fraqueza de Pedro, Jesus tomou-o pela mão e o socorreu.Quem sabe,  querido  leitor,  esta não seja a sua situação? Você está sendo  tragado pelas águas traiçoeiras   e   borrascosas   das  dificuldades,  mas   saiba,  que   Jesus   vem  ao   nosso   encontro  para levantar o caído, vem para estender a mão àquele que está afundando. Como Ele levantou Pedro que naufragava também Ele levanta você..., também Ele põe você de pé.Mas em quarto lugar, depois que Jesus tira você das gargantas do mar feroz, diz a Palavra que Ele acalma a tempestade, ele acalma as circunstâncias, Ele traz bonança para a sua vida e para a sua alma.A Bíblia diz que a tempestade não vai durar a vida inteira. Que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Deixa eu dizer uma coisa consoladora: se você está vivendo um momento de problema muito grande, você está perto de experimentar um tempo de grande bonança. Porque quando você vê um vale muito profundo,   logo aqui  está o começo de uma grande montanha.  A bonança virá. O Senhor vem ao seu encontro para acalmar o vendaval da sua vida.
Samuel Oliveira

5 comentários:

  1. ótimo texto!
    Só Jesus é a solução para todos os problemas!
    grande abraço
    to seguindo o blog
    me segue lá
    http://legaljunior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muiito lindo, com fé resolvemos nossos problemas, sem Deus, não somos nada.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu texto.
    Sem Deus realmente não somos nada , até porque foi ele quem nos criou.
    Ele é a solução pra tudo .

    http://dreamsofyorrana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Punk... tá na Bíblia mesmo isso?

    ResponderExcluir